Cruise, Kidman, Kubrick

Eyes Wide Shut  (De Olhos Bem Fechados)

FILM EYES WIDE SHUT

Me lembro que tive que entrar no cinema sob a ‘tutela’ do Thiago, em 1999 pra ver esse filme. O mais engraçado é que ele também era um impune menor de idade que, por um erro de cálculo, a moça do cinema deixou entrar. Depois que ele me autorizou a entrada, uma amiga apareceu e entrou na onda, demonstrando que o sistema de controle era puramente hipócrita.

Hipocrisia é a palavra chave pra resumir este, que é um de meus filmes favoritos. Obviamente que, em 99 não tive a menor dimensão de tudo o que ele significava, mas a temática psicanalítica já me chamava atenção.

Foi o último filme do gênio Stanley Kubrick, baseado no conto ‘Traumnovelle‘, de Arthur Schnitzler, contemporâneo de Freud.

Misturando Kubrick, Schnitzler e Freud, podem esperar a receita pra um belo e tradicional conflito psicanalítico: narcisismo, édipo, máscaras, inconsciente, sonhos, sexo, prostituição, castas sociais, recalques, traição, hipocrisia e consumismo. Crítica social e moral em alto estilo, o filme é longo, lento, conta com uma boa e  dissonante trilha sonora (além da famosa Waltz 2 de Dmitri Shostakovich), e requer que seja visto algumas vezes pra que se possa digerir todo o conteúdo apresentado.

O ex-casal 20 de Hollywood, Cruise e Kidman, está ótimo em (acho eu) sua última atuação juntos.

O único local em que a cena mais polêmica foi cortada foi justamante a ‘terra da liberdade’ -ou Obamaland (segundo minha amiga)- ironicamente, a sociedade que Kubrick justa e sutilmente critica no filme.

Quem estiver afim de assistir, ‘chama eu’ e prepara muita pipoca pois são 159min.

8 Respostas

  1. Bem, vou ter que ver esse filme de novo. Eu vi uma vez e não achei toda essa coca cola não.

    29/04/2009 às 9:42 pm

    • danielmoutinho

      Depende do seu estado de espírito.
      É um filme lento com 3h de duração. Tem que estar motivado.

      30/04/2009 às 12:27 am

  2. Rubens

    Nunca vi, mas parece interessante.

    30/04/2009 às 3:47 pm

  3. Thiago Moysés

    Aqui é um pré-comentário do completo que virá essa semana ainda.

    Eu levei o Daniel para ir ao cinema quando ele viu este filme pela primeira vez.

    O filme agredia as concepções morais dele da época.

    01/05/2009 às 12:48 am

    • danielmoutinho

      (muitos risos)

      01/05/2009 às 12:54 am

      • Isso quer dizer que agora o Daniel é um devasso.

        03/05/2009 às 2:08 am

      • danielmoutinho

        (…)
        rsrsrsrsrs!

        03/05/2009 às 4:05 am

  4. Mix

    Já vi o comecinho qndo era mais novinha tbm…. bem estranho!
    Um dia vou ver o resto!

    01/05/2009 às 2:28 am

Deixe um comentário

